Jogo Bilhar Holandês Adaptado:
Para jogar este jogo, cada aluno terá que colocar 10 bolinhas em uma extremidade da caixa e incliná-la para que estas entrem nas goleiras com apenas uma tentativa. Assim, a pontuação dependerá do nível de aprendizagem de cada aluno, por exemplo, os mais avançados pode-se estabelecer de que cada bolinha tem o valor da goleira em que entrou, ou seja, se entraram 3 bolinhas no número 2, será calculado 2+2+2=6 ou 3x2=6. Já os outros alunos somam-se apenas a quantidade de bolinhas que conseguiu colocar nas goleiras por partida, se colocou as 10, fez 10 pontos. Após podem ser criadas tabelas e gráficos com as pontuações obtidas para trabalhar com os próprios alunos.
Trilha do Hexa:
Este jogo é uma adaptação do tradicional jogo de trilha, onde joga-se o dado e anda-se a quantidade de casas que der no dado. O que muda são as escritas das casas, pois nessas, os alunos deverão realizar algumas atividades ou observações de acordo com a tabela dos países da copa. Tem questões como: Diga qual país tem o nome maior e qual tem o nome menor contando o número de letras e analisando quantas letras a mais o maior tem a mais que o menor. Diga qual país você mora e encontre outro que inicie com a mesma letra. Encontre o país que possui em sua bandeira uma cruz vermelha e diga quantas vogais possui o seu nome. Diga qual país do grupo D começa com a nona letra do alfabeto e quantas letras tem seu nome. E tem muito mais dicas nas casas do jogo.
Bolão da Copa:
Cada aluno deverá dar seu palpite para cada jogo do Brasil e escrever qual país acredita que será campeão. Ao final da copa serão contabilizados os acertos de palpites e quem tiver acertado mais receberá um prêmio surpresa.
Boliche da copa:
Inicialmente os alunos deverão montar a pilha de copos de acordo com o indicado na foto. Após, com bola os alunos deverão derrubar o maior número possível de copos, contar o total e anotar em um papel. Ao final pode ser elaborada uma tabela ou gráfico com as pontuações para trabalhar com os alunos.
Campo de futebol:
O objetivo desse jogo não é trabalhar posicionamento em campo, mas sim a leitura e escrita dos nomes dos jogadores da seleção. Deste modo, este jogo pode ser realizado em grupo ou duplas, onde juntamente com a ficha dos jogadores convocados para a seleção os alunos vão lendo os nomes dos jogadores e escolhendo nas fichas em E.V.A. e montando seu time no campo de futebol. Ao final eles deverão perceber quantos jogadores jogam efetivamente, quantos ficam na reserva, se podem ser feitas 3 substituições ao final quantos jogadores de um time entraram em campo, quantos jogadores tem os dois times juntos, etc. Cada ficha com os nomes dos jogadores contem também a respectiva idade, para serem trabalhadas posteriormente, atividades de comparação e conceitos matemáticos, qual é mais velho, qual é mais novo, quantos tem x anos, quantos tem entre x e y anos, quantos tem mais de x anos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário