segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Atividades 2013

Jogo que pode ser usado para classificação (cor/forma)e também para formar palavras do cotidiano do(a) aluno(a).

 
Jogo dos alimentos. Pode ser utilizado para trabalhar classificação (separar frutas, legumes, o que pode ser para almoço, para café da manhã), pode-se pedir ao aluno que escolha o alimento que mais gosta, ou o que comeu antes de ir para a escola, ou até mesmo para que monte um cardápio de lanche que considera muito bom...

 
Jogo da Velha diferente. Pode ser utilizado principalmente para estimular a coordenação motora, atenção e concentração, raciocínio lógico e planejamento (planejar a próxima ação). Também pode ser utilizado para atividades matemáticas somando as quantidades de bolinhas acertadas, ou somando a quantidade de pontos, ou ainda contando o número total de bolinhas antes de iniciar o jogo e subtrair as que foram acertadas para saber quantas faltaram acertar. É um jogo que tem muitas possibilidades, é só adaptar as necessidades do aluno.


 
Atividade adaptada para trabalhar a noção de valor posicional do número.

 
Jogo de encaixe que estimula o raciocínio lógico, atenção, concentração, motricidade fina, coordenação olho-mão, etc.


 
Calendário Bilíngue para trabalhar as noções de tempo principalmente com alunos surdos, mas ao virar as peças, do lado contrário está escrito em Língua Portuguesa.

 
Caça-palavras gigante para estimular a atenção, concentração, leitura, discriminação visual, etc.

 
Interpretação de história a partir da escrita com alfabeto móvel do nome dos personagens principais.

 
Dominó dos animais. Estimula raciocínio lógico, leitura, etc.

 
Jogo dos animais. Pode ser usado para trabalhar classificação, associação de ideias (pedir ao aluno que marque animais que voam, animal que possui duas patas e tem asas...). Com alfabeto móvel podem ser escritos os nomes dos animais, pode ser solicitado que criem frases oralmente sobre algum animal, etc.

 
Filme Dumbo: trabalhando as diferenças na sala de recursos. Estimular a reflexão sobre as diferenças. Após o aluno pode expressar-se de diferentes maneiras (massa de modelar, desenho, recorte...) sobre a temática refletida no filme.

 
Quadro de completar dos animais da música "Sítio do Seu Lobato". Após ouvir a música, o aluno deverá falar os nomes dos animais que aparecem na música. Após completar com as vogais o som emitido por cada animal. Pode também escrever os nomes dos animais, criar oralmente uma história usando estes animais, etc.


 
Interpretação de história com uso de massa de modelar e alfabeto móvel para lembrar dos personagens principais.

 
Jogo "SEBRAN" no computador para trabalhar a operação de adição, inicialmente usando material concreto para auxiliar na contagem.

 
Memória dos pares. O objetivo é encontrar os pares de animais (ex: porco/porca...). Estimula atenção, memória, raciocínio lógico, etc.

 
Jogo bilíngue das quantidades. Inicialmente o jogo é realizado somente com palitos sem escrita, onde o aluno coloca a quantidade de palitos que está escrito em cada rolinho. Após são usados palitos com operações matemáticas em que o resultado é um dos números dos rolinhos, assim, o aluno realiza a operação e coloca o palito no rolinho com o resultado.

 
Trilha Poupa água. Jogo que estimula a atenção, concentração, raciocínio lógico, consciência ambiental, leitura, etc.

 
Escrita do nome de maneira diferente. Após escrever desordena-se e pede que o aluno coloque o nome na ordem certa.

Interpretação de história com sequência lógica. Montar os quebra-cabeças e após montar a sequência. Escrever os nomes dos personagens e algumas frases ou palavras relacionadas com a história. 

 
Atividade de classificação. Separar por cores, formas e tamanhos.


 
Corpo humano. Com papel pardo pedir ao aluno que deite sobre ele. Com caneta contornar o seu corpo e pedir que desenhe o que esta faltando. Estimula coordenação motora fina, esquema e imagem corporal, etc.

 
Dominó triplo. Pode ser jogado com dois alunos. Cada aluno deve encaixar os números uns nos outros realizando operações matemáticas cujo resultado seja 9. Pode ser realizada qualquer operação matemática, desde que o resultado seja 9. (ex: 8+1, 9x1, 7+2)

 
Material das quantidades. Relacionar a grafia dos números com a representação das quantidades, bem como aprender a contar utilizando os dedos.

 
Sequência lógica. Montar a sequência e produzir uma história sobre ela. Essa história pode ser oral, escrita, com fantoches, etc.

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