quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Atividades novas para iniciar bem 2014. Alguns jogos foram confeccionados e outros comprados.

 
 
Jogo do picolé: o objetivo desse jogo é encontrar o palito que combina com o picolé. Com ele estamos trabalhando a motricidade fina, o planejamento, a discriminação visual, o raciocínio lógico, etc. Ao terminar de encaixar os picolés pode-se pedir ao aluno que invente um sabor para cada picolé e escreva com alfabeto móvel.
 



 
Jogo Pula Sapo: o objetivo desse jogo é atravessar os sapos amarelos para o lado direito e os sapos verdes para o lado esquerdo ao mesmo tempo, mas só pode pular por cima de um de cada vez. Quem quiser aprender como se joga tem a explicação no vídeo abaixo:

 
Jogo do mico: Esse jogo é muito popular mas trabalha inúmeras habilidades, como raciocínio lógico, planejamento, etc. Para jogar é necessário pelo menos 2 jogadores, mas o melhor é com mais de três jogadores, pois as cartas devem ser repartidas entre os jogadores. Os jogadores devem retirar da mão os pares (porco/porca...). Então um jogador começa pescando uma carta da mão do jogador da direita, o próximo faz o mesmo, pesca uma carta do jogador que está a sua direita. Desse modo, os jogadores deverão completar todos os pares. Quem acabar o jogo com o mico na mão deve pagar uma prenda. Após o jogo pode-se criar histórias orais ou escritas com os animais das cartas.


 
Jogo das argolas: Esse jogo consiste em arremessar as argolas nos pinos. Pode ser utilizado para trabalhar problemas matemáticos e atividades de adição e subtração, somando os pinos que acertou ou diminuindo do total quantos pinos acertou para descobrir quantos errou, dentre outras atividades que podem ser trabalhadas tendo por base este jogo.


 
Jogo da Forca: Esse jogo é o popular jogo da forca que conhecemos, porém nesse podemos criar uma história, onde o urso estava brincando tão feliz quando chegaram alguns caçadores na floresta. Como o urso não sabia ler ele precisava da ajuda para que descobrisse os nomes dos animais (pode ser nome de cidade, de flor, de carro, etc. vai depender do interesse do aluno). A cada letra errada deve ser retirada uma parte do urso, pois os caçadores conseguiam vê-lo. Se acertar o urso é concertado e se errar o caçador pega-o. Esse jogo trabalha principalmente o raciocínio lógico, a leitura e escrita.


 

 
Jogo Palito Quente: o objetivo desse jogo é retirar os palitos sem deixar cair as bolinhas de gude. Assim, cada cor de palito possui uma pontuação que o professor deve estabelecer com o aluno. O primeiro jogador retira os palitos e fica com esses até que caia uma bolinha de gude. Assim que cair a bolinha ele passa a vez para o próximo colega. Ao final soma-se a pontuação para saber quem ganhou. Esse jogo trabalha principalmente o raciocínio lógico e a coordenação motora fina.


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